Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Hora Certa




Colunistas

LEOPOLDO GIRÃO

O que você deve saber sobre o Marketing 4.0


WLADIMYR VIDEIRA

A ARTE DE TIM MAIA


WLADIMYR VIDEIRA

5 curiosidades sobre David Bowie, o eterno camaleão do Rock


MARCELO MOREYRA

2º Fórum de Soluções do Porto Maravilha


JOSE CANDIDO

O que é o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)


MARCELO MOREYRA

O NOVO MARKETING X O TRADICIONAL


VALÉRIA FIGUEIREDO

O QUE É PSICOTERAPIA ?


MARCELO MOREYRA

O que é database marketing e como funciona?


 
ATRAÇÕES






VALÉRIA FIGUEIREDO

valeria.cebf@gmail.com



Publicada em 28/06/2022
O QUE É PSICOTERAPIA ?

por VALÉRIA FIGUEIREDO

A palavra Psicoterapia vem da união de "Psico" (mente) e "Terapia" (tratamento). É o tratamento dos problemas da mente e das emoções.

É um processo que envolve a escuta clínica especializada, feita por um Psicólogo. O objetivo é promover autoconhecimento e tratar as questões emocionais, mentais e conflitos internos do ser humano. As sessões normalmente são semanais, baseadas em conversas entre o terapeuta e o paciente - ou pacientes, já que a terapia pode ser tanto individual quanto para casais, grupos ou famílias.

O psicoterapeuta ampara, acolhe, acompanha e utiliza abordagens que levam o paciente a reconhecer, compreender e ressignificar suas emoções, identificando padrões de pensamento que levam ao sofrimento emocional aos comportamentos inadequados.

Os motivos que levam à busca pela psicoterapia são muito diversos, como quadros de ansiedade, dificuldades emocionais, problemas em relacionamentos, perdas (como luto ou separação), questões ligadas à sexualidade, entre outros.

A psicoterapia pode também ser parte importante do tratamento de problemas psiquiátricos, como depressão, transtornos de pânico, dependência química, esquizofrenia, entre outros - muitas vezes com a participação de um médico psiquiatra.

Psicoterapia envolve método, técnica e conhecimento. É muito mais do que desabafar com amigos sobre seus problemas. O Psicólogo tem a formação necessária para conduzir um tratamento propriamente dito, que leve à melhora da saúde mental e emocional.

Existem várias abordagens e técnicas psicoterápicas. Todas são efetivas e respeitadas. Por ser um processo único para cada pessoa, não se pode determinar um prazo para o seu término. Afinal, cada um tem o seu próprio ritmo e reações.

Procure sempre um profissional qualificado, com formação em Psicologia e com a devida habilitação legal no Conselho Regional de Psicologia.

Venha começar esta jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal. Será um prazer acompanhar você nesse processo, que desfaz nós e tece saúde emocional, para sua vida ser mais plena e feliz.

#oqueépsicoterapia #precisodeajudapsicologica #psicoterapiaparatodos #psicoterapiafazbem #psicoterapeuta










Copyright (c) 2024 - Tv Opção - Todos os direitos reservados